sábado, 5 de dezembro de 2009

Ilusão de ótica


Algumas vezes optamos por simplesmente não enxergar além dos nossos limites, como uma miopia artificial, nos contentamos com o fácil, não apreciamos algo mais desafiador...
E é claro que existe uma teoria, amplamente discutida, talvez pelo fato de ser empírico, hipotético ou mesmo o real, nosso cérebro habitualmente possui várias interpretações e nossa memória é auto-produzida, nos traz imagens ou lembranças as quais já vivenciamos anteriormente. No entanto quando nos deparamos com uma maior complexidade, naturalmente teremos uma resistência, algumas vezes em aceitar, outras em ampliar o próprio ponto de vista de determinado assunto. O abstrato, traz imagens equivocadas, errôneas e limitadas, este tipo de imagem, te força e pensar antes de responder, te habilita a pensar antes de falar.
Assim é na vida, você sempre tem escolhas, como algo unilateral, o que os outros vão dizer? Não importa, não se pode o tempo todo ganhar, mas também talvez seja necessário e até mesmo imprescindível "perder" algo, para desta forma enaltecer-te.
Talvez esta miopia artificial que o mundo teima em viver, seja algo medíocre e pequeno demais, perante a tenacidade em ser flexível. Nem sempre se pode manter uma pose de "durona", algumas vezes se precisa ceder, porque é uma forma de aceitar a mudar também seu ponto de vista, de melhorá-lo.
E esta ilusão de ótica te dá opções e formas distintas de pensar sobre a vida, das vantagens e desvantagens, das formas, e dos porquês que encontramos em nossos caminhos.
Enfim, esta foi a minha proposta neste dia, no meu discurso, talvez eu não tenha dito tudo aquilo que penso ou que acredito, mas aqueles os quais dediquei a minha mensagem, em sua essência, acredito que tenham a compreendido.
Se sou uma revoltada? rs... isso depende do quanto você pretende ser flexível e até mesmo empático, porque ninguém pode ser o tempo todo tão controlado, isso nem mesmo sobre sua própria mente, até porque se assim o fosse não haveria uma forma de ampliar seu próprio conhecimento e auto crítica, haveria?

Nenhum comentário: