sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Oração dos Direitos Humanos

"Ó Deus que nos criastes à vossa imagem e semelhança,
na dignidade de filhas e filhos,
herdeiros de vossa vida e de vossa glória,
Abençoai todos os movimentos de Direitos Humanos,
fortalecei todas as pessoas que por eles lutam,
e educai-nos na convivência,
co-responsável e feliz,
da dignidade humana que nos concedestes.
Por vosso filho Jesus,
nosso irmão divino e humano
Caminho, Verdade e Vida.
Amém, Axé, Awere, Aleluia!"

Pedro Casaldáliga

domingo, 12 de outubro de 2008

Parabéns!

Essa essência é inerente a todos, mas esse dia é especial às crianças do mundo, pela pureza e amor que há nelas. É difícil saber que exista tantas diferentas, algumas vezes raciais, outras sociais, mas se o verdadeiro propósito da vida é perpeturar a benevolência e amor, quem somos nós, senão verdadeiros soldados?
Fiz uma promessa e a cumprirei brevemente à parte dessas crianças, em especial aquelas que algumas vezes não podem sonhar porque precisam trocar sua infância em troca de seu próprio sustento, como garantia de vida...
Um beijo gigante nesses corações recheados de esperança e amor...

sábado, 11 de outubro de 2008

Por que?

Dói pensar que um dia se tem um grandioso amigo(a), que você poderá sempre contar, dividir segredos, pedir conselhos, desabafar ou compartilhar momentos. Investimos tempo, carinho, amor... mas de repente essa amizade se perde, e não em função da distância ou mesmo em circunstância de algum ato-fato errôneo que pudesse magoar o próximo, simplesmente torna-se um abismo entre um elo que se rompeu. É um vão que aos poucos se concretiza e afasta mais, e o sentido da amizade ou amor, parece tornar-se unilateral.
Eu me pergunto o por quê, já que a empatia é algo tão simples e as palavras tão sinceras.

domingo, 5 de outubro de 2008

Verdade?

"Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas. "

Nietszche

sábado, 4 de outubro de 2008

Amigos

"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor. Eis o que permite que o objecto dela se divida em outros afectos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências ...

A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crónica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários. De como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente construí, e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.

Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo. Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.

Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer ... Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!

A gente não faz amigos, reconhece-os."

By Vinicius de Moraes.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Mãe?

Mãe, quem é você?
Se estou feliz, quantas vezes te esqueço,
Se estou triste, quantas vezes te procuro.
Mãe, Quem é Você, que eu critico, de quem eu exijo
coisas tão pequenas para satisfazer a minha
comodidade, mas a quem peço a maior ajuda nos
instantes mais difíceis?
Mãe, Quem é Você, para quem eu tantas vezes
esqueço o meu carinho, e de quem exijo tanta
atenção?
Mãe, Quem é Você, com quem eu discuto e para quem
eu peço conselhos?
Mãe, Quem é Você, para quem reclamo sempre, e
para quem eu guardo o abraço maior e a maior
ternura?
Mãe, eu sei, Você é o Amor.

Autor Desconhecido

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

É mesmo...

"O passado é uma lição para se meditar, não para se reproduzir."

Mário de Andrade

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Atitude

"A melhor parte de um homem bom são seus pequenos atos de gentileza e amor. "

William Wordswort